Sustentabilidade: como consumir café sem gerar resíduos

Muito mais do que uma bandeira, a responsabilidade ambiental é um dever das pessoas e das empresas com o meio ambiente, cada um ajuda como pode e, de pouco em pouco, contribui para construir um mundo mais eco-friendly. 

Assim, alternativas para amenizar desperdício e o impacto ambiental podem ser encontradas até nas atividades mais corriqueiras, e um bom exemplo disso é a busca por sustentabilidade no preparo do café, de maneira a reduzir resíduos sem renunciar à qualidade.

Uma dica é utilizar o método de preparo pour over. Esse método de preparo é muito parecido com os coadores convencionais, mas não é necessário utilizar filtro de papel! Isso porque o corpo estrutural do coador é em plástico resistente e a parede do filtro é uma malha de aço com tramas finas, garantindo a percolação do café sem a passagem de muitos resíduos.

Como característica sensorial, esse método resulta em uma xícara com óleos essenciais visíveis, pois sem o papel não há retenção deles no filtro, ou seja, é a alternativa ideal para quem quer saborear um café poderoso e saboroso sem deixar nada para trás.

Ainda, pode ser utilizada a prensa francesa, isso porque é necessário apenas café moído e água quente para o preparo.

Assim como a pour over, a prensa francesa é uma forma de extração da bebida que dispensa a utilização de outros filtros, pois a ponta do êmbolo possui uma malha de aço que é responsável pela separação de sólido e líquido na infusão de café.

Desta forma, utilizando tanto método da prensa francesa quanto o pour over conseguimos eliminar a produção de resíduos, como filtros de papel, auxiliando o meio ambiente e garantindo um café de qualidade, com sabor e aroma inigualáveis.

Gostou da ideia e das dicas? Siga o café Arabá nas redes sociais.