Saiba mais sobre como o Café chegou no Brasil

Você já parou para pensar como o café se tornou uma paixão nacional? Já refletiu a respeito de como o grão passou a ser produzido pelo país e se tornou um sucesso de exportação? Nós da Arabá vamos te explicar algumas peculiaridades da cafeicultura brasileira.

O café marcou presença nas terras brasileiras desde 1727, sendo Belém a primeira região a recebê-lo, a pedido do governador do Maranhão e do Grão do Pará.

Naquela época o café era considerado uma bebida de luxo e especial, muito famosa na comunidade europeia e por isso bastante valorizada. Por isso, a mando do governador, o Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta foi até a Guiana Francesa buscar sementes e frutos do café arábica que foram escondidos em sua bagagem de viagem.

Desde então o café foi se espalhando pelo território nacional, passando a ser cultivado e exportado para o mundo, pois em função de questões climáticas os estados do Maranhão, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais se tornaram grandes produtores, tornando o produto um dos carros-chefes da economia.

Importante esclarecer o crescimento da cafeicultura no país, pois em 1779 houve o primeiro embarque dos grãos, sendo exportado apenas 79 arrobas de café, já em 1806 a exportação passou para 80 mil arrobas.

Gostou do post? Corre e segue a Arabá nas redes sociais e não perca nada.