O que é o café arábica?

Café é o nome da semente do cafeeiro, vulgo pé de café, que pertence à família botânica das Rubiáceas, que tem cerca de 500 gêneros e mais de 6.000 espécies.

A maior parte são árvores e arbustos, que crescem nas áreas mais baixas das matas, porém alguns são gardênias e as plantas produtoras de quinino e de outras substâncias úteis, mas o gênero Coffea é o membro mais importante, em termos econômicos.

O Coffea arabica possui diversas variedades, sendo as mais conhecidas o “’Typica” e o “Bourbon”, mas a partir delas desenvolveram-se outras que ganharam bastante espaço como o Caturra (Brasil, Colômbia), o Mundo Novo (Brasil) e o Tico (América Central).

O cafeeiro 100% Arábica médio é um arbusto grande com folhas ovaladas verde-escuras, sendo geneticamente diferente de outras espécies de café por possuir quatro conjunto de cromossomas. Seus frutos são ovais e amadurecem em 7 a 9 meses, que requerem muito manejo em função das pragas que podem afetar a planta, porém o cuidado vale a pena uma vez que a espécie dá maior complexidade a bebida, com diversas notas de aromas e sabores.

Gostou de saber mais sobre o café arábica? Aproveite para seguir o café Arabá em todas as redes sociais e ficar por dentro das novidades do blog.