Café coado: o queridinho do Brasil

O café coado é favorito dos brasileiros, isso porque o método alia a experiência olfativa (fala sério, todo mundo lembrado do cheirinho de café na casa da vó…) com a praticidade.

O filtro utilizado para a preparação do café, que pode ser de papel ou aquele tradicional de pano, permite a extração do pó e a limpeza de todas as impurezas que possam interferir no sabor da bebida, dando um sabor suave para bebida, porém mantendo as notas sensórias, a acidez, a doçura ou o amargo do café.

Porém, existem alguns macetes que podem ser usados na hora de preparar o café coada, que permitem mantes toda a qualidade, sabor e cheiro do seu café especial.

Primeiro é muito importante escaldar o filtro, seja de pano ou de papel, antes de colocar o pó. Lavar o filtro desta forma ajuda a limpá-lo e tornar o café ainda mais puro e livre de qualquer gosto.

Em seguida, apesar da escolha da quantidade de café depender do seu paladar, considere sempre a quantidade de 10 g de café (1 colher cheia de sopa) para 100 ml de água. 

Com relação ao grão do café, é interessante que este tenha uma moagem média, que lembre grãos de área ou a textura do açúcar demerara, não sendo indicada uma moagem tão fina que pode tornar o café amargo em excesso.

Por fim, é indicado que se utilize água filtrada para a produção do café, pois a água da torneira pode conter cloro em excesso e destruir as partículas aromáticas do café.

E aí, gostou dessas dicas? Nos siga em nossas redes sociais e não perca nenhuma publicação do blog do café Arabá.