1 – O café é, na verdade, uma cereja
O café que consumimos diariamente não é apenas uma simples semente, mas na verdade é uma cereja. Essa fruta chamada “cereja de café” cresce nas plantas de café e é colhida quando está madura. Ao abrir a cereja, encontramos a semente que se tornará o café torrado e moído que adoramos tomar.
2 – O café também é usado para produzir farinha
Além de ser uma deliciosa bebida, o café também pode ser usado para produzir farinha. Os resíduos do café, como as cascas, podem ser secos e moídos para obter uma farinha rica em nutrientes. Essa farinha de café pode ser utilizada em receitas de pães, bolos e biscoitos, adicionando um sabor especial e nutritivo aos alimentos.
3 – Café feito a partir de fezes pode ser caríssimo
Você provavelmente já ouviu falar do café “kopi luwak”, conhecido como o café mais caro do mundo. Esse café é fabricado a partir dos grãos que passam pelo sistema digestivo de um animal chamado civeta. Depois de serem eliminados, os grãos são coletados, limpos e torrados. O processo único de fermentação no sistema digestivo do animal confere ao café um sabor incomum e suave, mas, devido à sua produção limitada e ao processo trabalhoso, o kopi luwak pode alcançar preços exorbitantes.
4 – O café faz bem para você….
Além de nos ajudar a ficar acordados e alertas, o café também pode trazer benefícios à saúde. Estudos mostram que o consumo moderado de café pode estar relacionado a um menor risco de desenvolver doenças como o Parkinson, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e certos tipos de câncer. Além disso, o café contém antioxidantes e nutrientes que contribuem para a saúde do fígado e podem melhorar o desempenho físico e mental.